SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Modulação da marcha aquática pela resistência e seus efeitos sobre o comportamento motorThe evolving role of public health in the delivery of health care índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SOUZA, Laura Vilela e  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Processo grupal e atuação do psicólogo na atenção primária à saúde. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 388-395. ISSN 0104-1282.

Este artigo tem por objetivo discutir a atuação do psicólogo na atenção primária à saúde a partir da proposição de processos grupais alternativos às práticas individualistas. Essas práticas mantêm tradições de hierarquia profissional-usuário e modelos de normatização e medicalização da vida. Inspirados na perspectiva construcionista social, abordamos alguns dos pressupostos que inspiram essa proposta, tais como: (1) processo grupal como alternativa à noção de grupo como uma entidade autocontida, (2) relações colaborativas profissional-usuário com a constante negociação sobre a modalidade de atendimento oferecida e (3) auto-reflexividade para compreensão de seus potenciais e limites. Acreditamos que essa forma de assistência pode inspirar outras práticas grupais que possibilitem consolidar os princípios do Sistema Único de Saúde Brasileiro e que se aproximem do ideal de formação profissional em Psicologia preconizado para o trabalho em políticas públicas de saúde.

Palavras-chave : prática de grupo; atenção primária à saúde; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )