SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3The evolving role of public health in the delivery of health careViolência doméstica e sexual em mulheres e suas repercussões na fase do climatério índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

ROSA, Edinete Maria  e  LIRA, Margaret Olinda de Souza Carvalho e. Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: rede de apoio e superação. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp. 246-252. ISSN 0104-1282.

A presente investigação tem como objetivo principal, compreender o processo de superação de famílias envolvidas em episódios de violência intrafamiliar, contra seus filhos. Explora opiniões de autores acerca da importância da rede de apoio social e afetivo, na superação da violência, praticada por pais contra seus filhos. Apresenta resultados referentes a famílias residentes em Petrolina- PE, atendidas pelo Conselho Tutelar. Os dados foram coletados através de análise documental e estudo de caso. Os relatos das entrevistas foram tratados por análise de conteúdo de Bardin. Expressar como a violência ocorreu em cada família representou uma dificuldade para os participantes, existindo uma tendência dos autores em não admitir o fato. Encontrar uma motivação, que justificasse a prática de algum tipo de violência contra os filhos esteve presente nas falas dos entrevistados. Nas narrativas dos denunciantes, observou-se uma tendência em acusar o autor das agressões. A boa qualidade de atendimento do Conselho Tutelar foi referida pela maioria dos entrevistados, contudo, quanto aos serviços de apoio às famílias, percebeu-se uma desarticulação entre eles, refletindo na dificuldade de respostas às demandas geradas. A importância da participação da rede afetiva é mencionada como o principal mecanismo de proteção de que dispõem. Apontam como desafios na superação dos episódios vivenciados, as dificuldades de relacionamento entre autor e vitima e a falta de acompanhamento do Conselho Tutelar. Pretende-se contribuir para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, fornecendo elementos para a estruturação de redes de combate à violência intrafamiliar, e capacitação dos seus profissionais.

Palavras-chave : violência intrafamiliar; criança e adolescente; resiliência; rede de apoio social e afetiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )