SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Tradução, adaptação e validação do conteúdo da secção i da escalaTempo decorrido entre agressão sexual e a chegada aos serviços de saúde no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

OLIVEIRA, Letícia Neves de; GOULART, Bárbara Niegia Garcia de  e  CHIARI, Brasilia Maria. Distúrbios de linguagem associados à surdez. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp. 41-45. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: verificar a associação de alteração de linguagem relacionada à perda auditiva e descrever a relação com o tipo de sexo, queixa clínica, tipo e grau de perda auditiva. MÉTODO: Trata-se de estudo retrospectivo, realizado com prontuários de pacientes atendidos entre julho de 1998 e julho de 2008, totalizando 482 sujeitos. Foram utilizados os dados: idade; sexo; região de residência; queixa/manifestação na linguagem; diagnóstico etiológico; déficit de linguagem e fala e distúrbio de audição. RESULTADOS: prevalência do sexo masculino (56%); com faixas entre três a cinco (32,8%) e seis a onze anos (32,8%); com queixa principal a alteração da linguagem oral (57%); perda auditiva neurossensorial (66,3%) de grau profundo (32,8%) bilateral, de etiologia orgânica (41,7%). Uma associação entre alteração de linguagem com o grau de perda auditiva e a queixa de linguagem foi estatisticamente significante (< 0,001). CONCLUSÃO: houve associação da alteração de linguagem com o grau de perda auditiva e a queixa de linguagem.

Palavras-chave : fonoaudiologia; epidemiologia; surdez; perda auditiva; linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )