SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Perceptions of caregivers of patients with cow's milk allergy regarding the treatmentAssessment of temperament at 13 and 24 months usingmaternal report: validation of the portuguese version of infant characteristics questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

BERTAPELLI, Fabio; GORLA, José Irineu; SILVA, Fábia Freire da  and  COSTA, Leonardo Trevisan. Prevalência de obesidade e topografia da gordura corporal em crianças e adolescentes com síndrome de down. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp. 65-70. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Avaliar a prevalência de obesidade e topografia da gordura corporal em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 19 anos de idade de ambos os sexos com síndrome de Down no município de Campinas, São Paulo. MÉTODO: Foram realizadas nove medidas antropométricas, incluindo peso, estatura, dobras cutâneas tricipital, bicipital, subescapular, supra-ilíaca, abdominal, coxa e perna. Para determinação do percentual de gordura foram utilizadas as equações de predição de Slaughter et al. O tratamento estatístico foi realizado através do pacote computadorizado R Commander 1.6-3, sendo utilizada estatística descritiva (mediana e percentis 25 e 75), teste de Mann-Whitney e teste t para comparação entre grupos etários, ao nível de 5% (p d" 0,05). RESULTADOS: A maioria dos indivíduos apresentou excesso de gordura corporal, sendo encontrados valores superiores no sexo feminino. A obesidade entre os meninos não foi uma característica proeminente, diferentemente dos demais grupos etários que apresentaram quadros elevados de obesidade. Quanto à topografia da gordura, a maioria apresentou maior concentração de gordura na coxa e menor depósito na região do bíceps. Na transição entre a infância e a adolescência, foi possível verificar que meninos e rapazes diferem quanto às quantidades de tecido adiposo. Com relação às meninas e moças, não foram observadas diferenças significativas. CONCLUSÃO: A avaliação da prevalência de obesidade e topografia da gordura subcutânea são recursos importantes para subsidiar pesquisadores e profissionais que atuam diretamente na melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes com síndrome de Down.

Keywords : síndrome de Down; composição corporal; obesidade; distribuição da gordura corporal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )