SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Avaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses através do relato da mãe: validação da versão portuguesa do infant characteristics questionnaireInfluência da televisão nos hábitos alimentares de crianças do nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MENDES, Marco Aurélio; SANT'ANNA, Clemax Couto  e  MARCH, Maria de Fátima Bazhuni Pombo. O estresse em crianças e adolescentes com asma. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp. 80-86. ISSN 0104-1282.

OBJETIVOS: verificar a presença do estresse em crianças e adolescentes com asma e avaliar a associação do estresse com variáveis clínicas e psicossociais. MÉTODO: estudo transversal com crianças e adolescentes asmáticos entre 7 e 12 anos de idade, atendidos em ambulatório de pneumologia pediátrica. Utilizou-se a Escala de Estresse Infantil, o Critério de Classificação Econômica Brasil e questionário padronizado para coleta de informações. A análise estatística foi realizada através do teste qui-quadrado, curva ROC, teste exato de Fisher e Mann-Whitney, sendo utilizado o modelo de regressão logística após análise univariada. RESULTADOS: o estresse foi detectado em 38 % (19/50) dos pacientes, com predomínio de reações psicológicas. Foram encontradas associações com significância estatística entre o estresse e dificuldades escolares (p = 0,026), classe sócio-econômica C2 e D (p=0,013) e sintomas da doença há sete anos ou menos (p = 0,0037). Estas associações permaneceram após a regressão logística. Não foram encontradas associações com significância estatística entre a gravidade da asma e o estresse. CONCLUSÕES: houve estresse em mais de um terço dos casos de crianças e adolescentes com asma. Houve maior frequência de estresse em crianças e adolescentes de classes sócio-econômicas desfavorecidas e naqueles que apresentavam sintomas de asma em período inferior ou igual a 7 anos e com dificuldades escolares.

Palavras-chave : estresse psicológico; estresse fisiológico; asma; qualidade de vida; sintomas afetivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )