SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Stress in children and adolescents with asthmaRelationship between cardiac autonomic regulation and auditory mechanisms: importance for growth and development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

MOTTA-GALLO, Sophia; GALLO, Paulo  and  CUENCA, Angela. Influência da televisão nos hábitos alimentares de crianças do nordeste brasileiro. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp. 87-93. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: o objetivo deste estudo é aprofundar a compreensão sobre a influência da televisão nos hábitos de alimentares de crianças a partir da análise da percepção dos cuidadores - mãe, pai e avó. MÉTODO: 14 entrevistas semi-estruturadas foram aplicadas em cuidadores - mãe, pai e avó, de 29 crianças escolares com idade entre 7 e 9 anos, matriculadas na 2ª Série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da periferia urbana de um município do Nordeste Brasileiro.As entrevistas foram gravadas e transcritos os discursos. Os resultados foram apresentados em quadros temáticos de análises e analisados à luz da teoria sócio-histórica, com base nas contribuições de Vygotsky (1984) e Bakhtin (2001). RESULTADOS: cuidadores frequentemente identificaram a influencia das propagandas de alimentos veiculadas pela televisão nas demandas e nos critérios de escolha dos alimentos e dos brinquedos das crianças. Também perceberam que as decisões de compra da família passam a ser reguladas pelas solicitações das crianças motivadas pelas propagandas televisivas. E que as preferências alimentares - a estrutura e o ritmo das refeições das crianças sofreram modificações devido à influência deste veículo midiático. CONCLUSÃO: os cuidadores identificam a influência da televisão nos hábitos de consumo alimentar das crianças, mas não conseguem entender a magnitude dessa influência na vida das crianças por eles cuidadas. Entender essa magnitude é um desafio que nos é colocado a partir deste estudo.

Keywords : criança; comportamento alimentar; hábitos de consumo; televisão; qualitativa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )