SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Influência da televisão nos hábitos alimentares de crianças do nordeste brasileiroAções intersetoriais de prevenção de acidentes na educação infantil: opiniões do professor e conhecimentos dos alunos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

VALENTI, Vitor E. et al. Relação entre a regulação autonômica cardíaca e mecanismos auditivos: importância para o crescimento e desenvolvimento. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp. 94-98. ISSN 0104-1282.

A literatura já demonstrou que a estimulação auditiva por meio de música influencia o sistema cardiovascular. Neste estudo, foi realizada uma revisão da literatura, a fim de investigar a relação entre os mecanismos auditivos e a regulação autonômica cardíaca. Os estudos selecionados indicaram forte correlação entre a intensidade do ruído e o equilíbrio simpatovagal. Além disso, foi relatado que a terapia com música melhorou a variabilidade da frequência cardíaca em pacientes com câncer de mama tratados com antraciclinas. Postula-se que a dopamina liberada no sistema estriatal, induzida por canções alegres, está envolvida na regulação autonômica. Estudos posteriores são necessários para adicionar novos elementos na literatura, para melhorar a novas terapias e para o tratar doenças cardiovasculares.

Palabras clave : estimulação auditiva; sistema nervoso autônomo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )