SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Relationship between cardiac autonomic regulation and auditory mechanisms: importance for growth and developmentTetraparetic children and caregivers: featuring the profile and accessibility assistive technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

NASCIMENTO, Edinalva Neves; GIMENIZ-PASCHOAL, Sandra Regina; SEBASTIAO, Luciana Tavares  and  FERREIRA, Natália de Paula. Ações intersetoriais de prevenção de acidentes na educação infantil: opiniões do professor e conhecimentos dos alunos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp. 99-106. ISSN 0104-1282.

As políticas públicas de saúde e de educação privilegiam a escola para atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde. OBJETIVO: este estudo descreve uma ação intersetorial de prevenção de acidentes infantis, as opiniões do professor e conhecimentos dos alunos envolvidos. MÉTODO: foi realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil do interior paulista. Participaram 30 alunos do Pré II, entre cinco e seis anos, e a professora, mediante Termo de Consentimento assinado. As ações ocorreram na sala de aula. Foram utilizados questionários com a professora e materiais didáticos com as crianças, elaborados por estagiárias de Fonoaudiologia, que também conduziram as ações na escola. RESULTADOS: os resultados mostraram ampliação de conhecimentos sobre riscos para acidentes infantis e formas de prevenção pelas crianças e professora. CONCLUSÕES: a atividade educativa foi avaliada positivamente pelos dois segmentos de participantes, sendo sugestiva para outras turmas e/ou escolas, com a parceria de profissionais da saúde e da educação.

Keywords : prevenção de acidentes; promoção da saúde; educação infantil; Fonoaudiologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )