SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Ações intersetoriais de prevenção de acidentes na educação infantil: opiniões do professor e conhecimentos dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

ALCASSA, Tatiana Cristina et al. Crianças tetraparéticas e cuidadores: caracterizando o perfil e a acessibilidade à tecnologia assistiva. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp. 107-111. ISSN 0104-1282.

O trabalho teve como objetivo descrever o perfil dos cuidadores e das crianças com tetraparesia segundo suas características, aspectos sociodemográficos e acessibilidade, por meio de um questionário desenvolvido e aplicado durante as sessões de fisioterapia, realizadas no setor de neurologia infantil do Centro de Reabilitação Municipal de Santo André. Foram entrevistados 19 cuidadores de crianças tetraparéticas com diagnóstico de Paralisia Cerebral. A análise dos resultados mostrou que os cuidadores, em sua maioria, eram as mães das crianças selecionadas e que estas dedicavam-se, integralmente, aos cuidados de seus filhos, abdicando-se de suas atividades profissionais ou educacionais. Enquanto, que as crianças apresentavam importante comprometimento motor (GMFCS V), dependentes para muitas atividades funcionais necessitando de algumas Tecnologias Assistivas. Verificou-se, ainda, pouco conhecimento, por parte dos cuidadores, em relação a esta terminologia que associado à falta de recursos financeiros podem trazer prejuízos no processo de autonomia, participação e inclusão social destas crianças.

Palavras-chave : paralisia cerebral; crianças; equipamentos de auto-ajuda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )