SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Caracterização dos limiares de detecção do gosto umami em crianças com e sem câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

NOLL, Matias et al. Dor nas costas, hábitos posturais e comportamentais de escolares da rede municipal de ensino de Teutônia, RS. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 1-7. ISSN 0104-1282.

OBJETIVOS: verificar a prevalência de dor nas costas nos últimos três meses; identificar os hábitos posturais e comportamentais; e verificar se existe relação entre a dor nas costas e os hábitos de escolares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Teutônia/RS. MÉTODO: trata-se de um estudo epidemiológico populacional, em que participaram 833 escolares de 5ª a 8ª séries de todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Teutônia. Os escolares responderam o questionário BackPEI que avaliou a dor nas costas e os hábitos comportamentais e posturais. A análise foi feita a partir de estatística descritiva, do cálculo das razões de prevalência (RP) e dos intervalos de confiança de 95%. A variável dependente foi a dor nas costas e as variáveis independentes foram as questões posturais e comportamentais. As RP foram realizadas por meio da análise multivariada, com variância robusta (a=0,05). RESULTADOS: a prevalência de dor nas costas nos últimos três meses foi de 54,1%, a maioria referiu sentir dor uma vez por mês e 17,4% dos escolares referiram impedimento da realização das suas atividades diárias devido à dor. A análise multivariada demonstrou associação entre dor nas costas e tempo diário assistindo televisão (p = 0,046), postura adotada para dormir (p = 0,048) e sentar para escrever (p = 0,032). CONCLUSÕES: estes resultados são instigantes ao demonstrarem uma alta prevalência de dor nas costas em escolares, sugerindo ser urgente a necessidade do desenvolvimento de programas educativos e preventivos no âmbito escolar.

Palavras-chave : dor nas costas; postura; saúde do adolescente; epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )