SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Dor nas costas, hábitos posturais e comportamentais de escolares da rede municipal de ensino de Teutônia, RSEfeito do sedentarismo, perfil nutricional e sexo na flexibilidade de escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ELMAN, Ilana; GERALDO, Ana Paula Gines; KARCHER, Cristiane  e  PINTO-E-SILVA, Maria Elisabeth Machado. Caracterização dos limiares de detecção do gosto umami em crianças com e sem câncer. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 136-143. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: O gosto umami é proveniente de glutamato e 5 ribonucleotídeos, incluindo inosinato e guanilato, os quais aparecem naturalmente em muitos alimentos. Pode ser identificado pelo glutamato monossódico, sendo considerado como gosto sutil, mas misturando-se bem com outros gostos, expande e incrementa o sabor. OBJETIVO: Identificar os limiares de detecção do gosto umami em crianças com Leucemia Lonfóide Aguda ou Linfoma não-Hodgkin e em escolares saudáveis, e correlacionar a sensibilidade ao gosto com o estado nutricional, idade e sexo. MÉTODO: Foi aplicado teste de sensibilidade de Threshold para determinar o limiar do gosto umami, com 6 concentrações crescentes de água deionizada e glutamato monossódico. Os indivíduos foram pesados e medidos, e calculado o IMC para determinar o estado nutricional. Para as análises estatísticas foram utilizadas versão 2.6.6 do software estatístico R e testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis com níveis descritivos (p = 0,05). RESULTADOS: a amostra foi contituida de 102 pacientes e 42 escolares, sendo que 74 do sexo masculino (53,9% e 54,8%), 93 eutróficos (63,7% e 69,0%) e 43 na faixa etária de 6 a 9 anos (58,8% e 52,4%), respectivamente. A maioria dos pacientes (92,0%) e escolares (97,4%) eram sensíveis ao gosto umami e tiveram valores de limiar de sensibilidade semelhantes ao gosto umami. Não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os limiares do gosto umami de pacientes sensíveis e escolares, IMC, sexo. CONCLUSÕES: a percepção ao gosto umami foi independente do sexo, idade, estado nutricional ou presença de doença.

Palavras-chave : glutamato monossódico; gosto; câncer; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )