SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Caracterização dos limiares de detecção do gosto umami em crianças com e sem câncerQualidade da atenção à saúde da criança na estratégia saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GRACIOSA, Maylli Daiani et al. Efeito do sedentarismo, perfil nutricional e sexo na flexibilidade de escolares. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 144-150. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: os hábitos de vida da atualidade têm levado a um estilo de vida mais sedentário, contribuindo para o aumento da obesidade. Desta forma é necessário compreender se estas mudanças influenciam na flexibilidade do indivíduo. OBJETIVO: verificar se sexo, sedentarismo e perfil nutricional influenciam o nível de flexibilidade de escolares. MÉTODO: foram avaliados 60 escolares de ambos os sexos com idade entre cinco a 14 anos, divididos em dois grupos: flexibilidade normal (n=21) e flexibilidade reduzida (n=39). A flexibilidade dos escolares foi avaliada por meio da fotogrametria através do teste de elevação dos MMII em extensão considerando o ângulo da perna. O nível de atividade física foi avaliado através do Questionário de Atividade física para Crianças e a classificação do perfil nutricional foi realizada utilizando o Índice de Massa Corporal por idade e com relação ao sexo. RESULTADOS: os grupos com flexibilidade normal e reduzida, não apresentaram diferenças significativas com relação à idade, peso e altura (p>0,05). Não foi observado diferenças (p>0,05) nos ângulos da perna na comparação entre os grupos sedentários e ativos; obesos e não obesos, e entre os grupos do sexo feminino e masculino. CONCLUSÕES: o sexo, sedentarismo e o perfil nutricional não influenciaram a flexibilidade dos escolares avaliados.

Palavras-chave : flexibilidade; sexo; índice de massa corporal; atividade física; criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )