SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Percepção dos pais sobre os distúrbios fonoaudiológicos na infânciaMeio grogue e com as mãos amarradas: o primeiro contato com o recém-nascido segundo mulheres que passaram por uma cesárea indesejada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

LIMA, Bruno Francisco Real de et al. Infecção ocupacional pelo vírus da hepatite B: riscos e medidas de prevenção. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 184-189. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) é um dos problemas mais sérios de saúde pública, em virtude do número elevado de pessoas infectadas por este agente etiológico. OBJETIVOS: verificar o conhecimento apresentado pela equipe de enfermagem sobre o modo de transmissão do vírus da hepatite B (VHB) e os decorrentes agravos à saúde humana; Identificar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre as medidas de prevenção utilizadas para evitar as infecções ocupacionais por este vírus e investigar a situação de imunização contra o VHB dos componentes da equipe de enfermagem. MÉTODO: estudo quantitativo realizado em 2008. A amostra foi composta por 38 componentes da equipe de enfermagem de um Hospital Público de Ensino do ABC paulista e, para a coleta de dados utilizou-se um formulário. RESULTADOS: a transmissão sexual foi referida pela maior parte (24,57%) das respostas dos componentes da equipe de enfermagem, como modo de transmissão do VHB. O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) foi citado por 41,54% destes profissionais como medida de prevenção para evitar a transmissão do VHB. Apenas 2,63% dos participantes referiram desconhecer algum caso de colega que já foi vítima de acidente com materiais perfuro cortantes. Todos os participantes deste estudo são imunizados contra o VHB. CONCLUSÃO: os profissionais deste estudo estão preparados quanto à utilização das precauções padrão.

Palavras-chave : transmissão do vírus da hepatite B; precauções universais; equipe de enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )