SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Meio grogue e com as mãos amarradas: o primeiro contato com o recém-nascido segundo mulheres que passaram por uma cesárea indesejadaFatores de risco para sibilância recorrente em lactentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

COSTA, Leonardo Trevisan et al. Proporção corporal em crianças e adolescentes com síndrome de Down. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 198-202. ISSN 0104-1282.

O presente estudo teve como objetivo avaliar as proporções corporais entre estatura tronco-cefálica e comprimento de pernas de crianças e adolescentes com Síndrome de Down (SD). Para tanto, a amostra foi composta por 99 pessoas SD (40 meninas com idade média de 11,45±2,6 anos e 59 meninos com 12,07±3,0 anos). Os seguintes parâmetros foram coletados: idade cronológica, estatura, estatura tronco-cefálica e comprimento de pernas. As proporções corporais dos segmentos foram calculadas através dos índices corpóreos e modelo Phantom. Para a análise estatística recorreu-se ao teste de normalidade e análises descritivas de tendência central e dispersão, posteriormente, foi adotado o teste t de Student. Para todos os tratamentos utilizou-se o programa estatístico SPSS 13.0 e nível de significância de p<0,05. Observou-se que, a proporção corporal entre os segmentos superiores e inferiores de crianças e adolescentes com SD apresenta diferença quando comparado a população típica. Sendo esta diferença para comprimento de pernas, e a proporção de estatura tronco-cefálica atingiu valores próximos aos intervalos da população sem SD.

Palavras-chave : proporção corporal; síndrome de Down; crescimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )