SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Proporção corporal em crianças e adolescentes com síndrome de DownMotor intervention on children with school learning dificulties índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

LUSTOSA, Wellyne Alves et al. Fatores de risco para sibilância recorrente em lactentes. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 203-208. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a sibilância é um dos sintomas respiratórios mais comuns na infância. Independentemente da causa, é motivo de procura por atendimento médico em serviços de urgência, sobretudo se há recorrência dos episódios. Muito frequente na infância, a sibilância de repetição tem seus primeiros episódios no primeiro ano de vida. OBJETIVO: verificar os fatores de risco para sibilância recorrente em lactentes no primeiro ano de vida. MÉTODO: pesquisa de campo do tipo exploratória, transversal com abordagem quantitativa, onde foi aplicado um questionário padronizado do Estudo Internacional de Sibilância em Lactentes, traduzido e validado no Brasil, constituído por questões objetivas. Foram questionadas 40 mães cadastradas em duas Unidades de Saúde da Família. Resultados: os fatores de risco encontrados: tabagismo durante a gestação, histórico familiar de asma, rinite e dermatite alérgica, presença de pelo menos um animal doméstico em domicílio na época do nascimento e idade do primeiro resfriado menor ou igual a três meses de vida. Não foram encontradas relações significativas entre sibilância e gênero masculino, amamentação exclusiva e quantidade de resfriados no primeiro ano de vida. CONCLUSÃO: mesmo utilizando um instrumento de pesquisa padronizado, é notória a discrepância nos resultados encontrados.

Palavras-chave : fatores de risco; sibilância; lactentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )