SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Motor intervention on children with school learning dificultiesAções em grupo voltadas à promoção da saúde de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MOREIRA, Rafaela Silva  e  FIGUEIREDO, Elyonara Mello de. Instrumentos de avaliação para os dois primeiros anos de vida do lactente. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 215-221. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a avaliação do desenvolvimento de lactentes objetiva identificar e classificar precocemente um atraso de desenvolvimento e/ou programar uma intervenção. Esta avaliação é considerada ineficiente quando realizada apenas por julgamento clínico profissional. Dessa forma existem inúmeras escalas de avaliação que podem auxiliar os profissionais neste processo, sendo necessário um maior conhecimento de suas vantagens e desvantagens. OBJETIVO: identificar e analisar instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil para lactentes de zero a dois anos de idade. MÉTODO: realizou-se busca nas principais bases de dados informatizadas, nos manuais dos instrumentos de avaliação e livros de Fisioterapia Pediátrica. Foram extraídos de cada instrumento: caracterização geral, propriedades psicométricas, pressuposto teórico que embasa o instrumento, validade para crianças brasileiras e acessibilidade para o fisioterapeuta no Brasil. Resultados: Foram selecionados os artigos referentes aos testes TIMP, DUBOWITZ, MAI, AIMS e BAYLEY-III. O TIMP apresentou os melhores índices de confiabilidade e sensibilidade para avaliação de bebês prematuros nos quatro primeiros meses de vida, contudo é sua aplicação é demorada e depende do estado emocional do lactente. DUBOWITZ é de fácil e rápida aplicação apesar de não ser muito acessível no Brasil. A literatura sugere uma reavaliação do MAI à medida que este exibe uma limitada base psicométrica e uma pobre validade de construto. A AIMS apresenta as melhores propriedades psicométricas e condições para uso clínico. A Bayley-III está entre os melhores instrumentos, pois seus dados são válidos, confiáveis e objetivos, contudo pouco utilizada no Brasil provavelmente pelo custo do material de aplicação. CONCLUSÃO: Em lactentes pré-termo o uso do TIMP apresenta as melhores propriedades psicométricas, já em lactentes de até 18 meses a AIMS é uma melhor opção, e acima desta idade a Bayley-III atinge os objetivos propostos com adequadas propriedades psicométricas.

Palavras-chave : desenvolvimento infantil; lactente; avaliação; reprodutibilidade dos testes; fisioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )