SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Instrumentos de avaliação para os dois primeiros anos de vida do lactenteAspectos culturais para a oferta da chupeta às crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MACEDO, Etiene Oliveira Silva de  e  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Ações em grupo voltadas à promoção da saúde de adolescentes. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 222-230. ISSN 0104-1282.

O estudo analisou artigos brasileiros sobre pesquisas nas unidades básicas de saúde, que utilizaram como metodologia atividades educativas em grupo com adolescentes, para conhecer as características principais dessas atividades nos serviços de atenção primária à saúde. Foram acessadas as bases Lilacs, Scielo e Adolec. Os artigos foram categorizados segundo os critérios: (1) artigos publicados em periódicos brasileiros sobre (2) intervenções grupais com adolescentes para a promoção de saúde (3) nas unidades básicas de saúde, (4) entre 2000-2010. Os textos foram analisados de acordo com os itens: profissionais envolvidos, características metodológicas, temas abordados nos grupos, periodicidade, número de participantes, idade, sexo, concepção de adolescência presente nos estudos e resultados apresentados pelos autores. Os resultados mostraram um maior número de ações baseadas em pesquisas epidemiológicas e no enfoque biomédico da adolescência. As ações descritas nessas publicações focavam intervenções grupais para a prevenção de comportamentos de risco em saúde sexual e reprodutiva, em detrimento da diversidade de fatores relacionados à saúde integral dos adolescentes.

Palavras-chave : adolescência; grupos; promoção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )