SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Ações em grupo voltadas à promoção da saúde de adolescentesIncidência e características dos recém-nascidos de peso insuficiente de uma coorte de neonatos de um hospital público regional de área metropolitana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

DADALTO, Elâine Cristina Vargas  e  ROSA, Edinete Maria. Aspectos culturais para a oferta da chupeta às crianças. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 231-237. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: Um objeto ou fenômeno cultural expressa a experiência histórica de muitas gerações precedentes. O uso de chupetas pelas crianças tem gerado muitos debates do ponto de vista biológico, entretanto deve ser analisada também com profundidade a sua representação como um objeto social, produto da cultura. OBJETIVO: verificar aspectos relacionados à apropriação da cultura nos trabalhos que analisaram hábitos de sucção de chupeta. MÉTODO: Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, Biblioteca Cochrane e Portal da CAPES, e selecionados artigos datados de 2002 a 2011. RESULTADOS: Foram encontrados 26 trabalhos referentes ao hábito de sucção de chupeta, considerando os aspectos culturais. O uso de chupeta tem sido muito frequente, mesmo quando as mães receberam orientações prévias de profissionais para não ofertar a chupeta ao recém-nascido. CONCLUSÃO: Os resultados dos trabalhos pesquisados ressaltaram o processo de apropriação da cultura quando é analisado o uso da chupeta pelas crianças.

Palavras-chave : chupetas; cultura; hábitos; comportamento de sucção; criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )