SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Aspectos culturais para a oferta da chupeta às crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

COSTA, Roberta S. et al. Incidência e características dos recém-nascidos de peso insuficiente de uma coorte de neonatos de um hospital público regional de área metropolitana. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp. 238-244. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: o peso de nascimento é um indicador utilizado na avaliação do crescimento intra-uterino (IU) além de um marcador de risco de morbimortalidade. Já existe um número elevado de pesquisas sobre recém-nascidos (RN) de baixo peso (BPN), enquanto os sobre RN de peso de nascimento insuficiente (PNI) são raros, inclusive quanto às suas relações com o crescimento IU adequado ou restrito. OBJETIVO: estimar a incidência de peso insuficiente entre os recém-nascidos a termo e a proporção de pequenos para a idade gestacional entre os mesmos, em uma clientela urbana do SUS. MÉTODO: estudo observacional, em maternidade pública, do hospital Regional de Cotia, da região metropolitana de São Paulo que atende o SUS. Avaliou-se o universo de nascimentos vivos no último trimestre de 2009, determinando-se a proporção de RNPNI e a adequação do seu peso, segundo sexo e idade gestacional. RESULTADOS: a incidência de PNI foi semelhante à observada no Brasil nas duas últimas décadas, correspondendo a 1/4 do total de nascimentos. A proporção de RN PIG foi pequena, afetando apenas 4,2% dos RN de PNI. Em 90% destes RN não se identificou patologias que explicassem o PNI. A proporção de nascimentos de partos cesáreos (47,1%) entre os RN de PNI, bem como a diferença de idade gestacional que os mesmos apresentavam em relação aos RN de peso adequado, cerca de 4 dias, do ponto de vista de crescimento IU não justificariam a diferença na média de peso existente entre os dois grupos. CONCLUSÃO: a incidência de PNI foi elevada, mas apenas uma pequena proporção destes RN era PIG. Os dados indicam a necessidade de se continuar pesquisando acerca do PNI, inclusive para fornecer subsídios que possam contribuir para melhorar a política e os programas de assistência pré e peri-natal.

Palavras-chave : peso ao nascer; peso insuficiente ao nascer; recém nascido pequeno para a idade gestacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )