SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Childhood mortality: still a global priorityPreterm infant language development: a role for breast milk fatty acids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

LAURENTI, Ruy et al. Mortalidade perinatal em hospitais do Estado de São Paulo: aspectos metodológicos e algumas características maternas e do concepto. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 261-269. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: verificar a mortalidade perinatal e seus componentes associados em investigação sobre a história das gestações/partos. MÉTODO: o estudo foi feito em seis maternidades do Estado de São Paulo que manifestaram interesse em participar. A população foi composta de 7.058 mulheres, das quais 6.530 tiveram parto; o número de conceptos foi 6.602, sendo 56 nascidos mortos e 6.546 nascidos vivos, dos quais 28 morreram na primeira semana de vida. Variáveis relativas à mãe, à gravidez e ao parto e ao concepto foram estudadas. RESULTADOS: o coeficiente de mortalidade perinatal foi igual a 12,7 por mil nascimentos; 66,7% dos conceptos foram nascidos mortos e 33,3%, nascidos vivos, que morreram com menos de sete dias, no mesmo hospital em que nasceram. Cerca de 27% dos conceptos eram filhos de mães adolescentes e 44% eram primigestas. O pré-natal foi realizado por 92% das mulheres; o tipo de gestação mostrou 67,8% de gravidezes de pré-termo com proporções semelhantes para cada um dos componentes. O coeficiente para gestações duplas foi mais de quatro vezes o correspondente aos de mães de gestações únicas. Quanto ao tipo de parto, cesarianas corresponderam a 31,1% do total, sendo importante notar quantidade não desprezível de partos cirúrgicos em mães com produto nascido morto. O coeficiente segundo sexo mostrou-se maior no masculino (1,8: 1) e quanto ao peso ao nascer, a maior proporção ocorreu entre os que pesaram menos de 2.500g (67,9%). CONCLUSÕES: houve relação entre a proporção dos óbitos neonatais nas primeiras horas de vida e a de óbitos fetais com a qualidade da assistência oferecida no ciclo gravídico puerperal das mulheres.

Keywords : gravidez; saúde materno infantil; estatísticas de saúde; mortalidade perinatal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )