SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Os ácidos graxos do leite materno e sua importância no desenvolvimento da linguagem em crianças prematurasConhecimentos de gestantes sobre o desenvolvimento pré-natal: subsídios para educação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

CORONA, Ligiana Pires  e  CONDE, Wolney Lisboa. O efeito do aleitamento materno na composição corporal de menores de três anos em São Paulo, Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 276-281. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: o efeito do aleitamento materno sobre os componentes da massa corporal ainda demanda análises que visem a aprofundar a evolução da composição corporal no período infantil posterior ao aleitamento materno. OBJETIVO: analisar a influência do aleitamento materno sobre a composição corporal de crianças menores de 3 anos. MÉTODO: Foram selecionadas 760 crianças entre 0 e 3 anos a partir dos dados do estudo longitudinal de base domiciliar "Saúde das Crianças de São Paulo II" (1995-1997). As variáveis utilizadas como desfecho foram os índices antropométricos IMC-para-idade (ZBI), e dobra cutânea triciptal-para-idade (ZDI), expressos em escores Z da curva de referência da OMS. Nas análises foram utilizados modelos de regressão em painel, com dados das 3 visitas, ajustados por: peso ao nascer, escolaridade da mãe e idade da mãe. RESULTADOS: Não houve associação entre aleitamento materno e ZBI após o ajuste múltiplo. Houve associação inversa entre a duração do AMP e o índice ZDI. A interação entre escolarização materna e duração do AMP revelou o efeito protetor, quando isolado, da maior escolarização sobre o ZDI. As médias dos índices nutricionais apresentaram efeito dose-resposta inversamente proporcional ao aumento na duração do AMP. CONCLUSÃO: o aleitamento materno apresentou efeito protetor contra o aumento médio da gordura corporal em menores de 3 anos.

Palavras-chave : aleitamento materno; estado nutricional; nutrição infantil; crescimento; composição corporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )