SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3The effect of breastfeeding in body composition of young childrenPreschool children and excess weight: the impact of a low complexity intervention in public day care centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

FERNANDES, Carolina Barretos et al. Conhecimentos de gestantes sobre o desenvolvimento pré-natal: subsídios para educação em saúde. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 282-289. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: há série de estudos referentes ao desenvolvimento intrauterino, com significativos avanços na elucidação de sua regulação e sinalização molecular, constatando-se que na literatura não existe abordagem da percepção que as gestantes possuem acerca do desenvolvimento do concepto. Os estudos existentes sobre a percepção da gestante com relação ao concepto perpassam por aspectos psicológicos, envolvendo a personificação do feto. A melhor compreensão sobre as representações que as gestantes possuem sobre o desenvolvimento do concepto poderá amparar a elaboração de ações educativas, visando uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada. OBJETIVO: analisar o conhecimento, as preocupações e as crenças de um grupo de gestantes acerca do desenvolvimento pré-natal. MÉTODO: realizou-se estudo qualitativo, por meio de entrevista individual semiestruturada. Os discursos das gestantes foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. RESULTADOS: observou-se que determinados processos do desenvolvimento pré-natal são conhecidos pelas gestantes. Esses conhecimentos perpassaram pelas categorias: característica física e funções orgânicas do concepto, o sexo do concepto, estabelecimento do vínculo mãe-concepto, revelações do exame de ultrassom, preocupações ao longo da gestação e influência de crenças supersticiosas na gestação. Parece que estes conhecimentos foramtransmitidos pela sociedade, familiares, equipe de saúde ou a experiência da gestação prévia. Contudo, se tratam de conhecimentos incompreendidos em sua plenitude, havendo pouca correlação entre a informação que a gestante teve acesso e, quanto e como ela a compreendeu e se apropriou. CONCLUSÕES: há reforçando assim a necessidade de realização de intervenções, por meio de educação em saúde.

Keywords : desenvolvimento embrionário e fetal; gravidez; educação em saúde; pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )