SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3O efeito do aleitamento materno na composição corporal de menores de três anos em São Paulo, BrasilPré-escolares e excesso de peso: impacto de uma intervenção de baixa complexidade em creches públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

FERNANDES, Carolina Barretos et al. Conhecimentos de gestantes sobre o desenvolvimento pré-natal: subsídios para educação em saúde. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 282-289. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: há série de estudos referentes ao desenvolvimento intrauterino, com significativos avanços na elucidação de sua regulação e sinalização molecular, constatando-se que na literatura não existe abordagem da percepção que as gestantes possuem acerca do desenvolvimento do concepto. Os estudos existentes sobre a percepção da gestante com relação ao concepto perpassam por aspectos psicológicos, envolvendo a personificação do feto. A melhor compreensão sobre as representações que as gestantes possuem sobre o desenvolvimento do concepto poderá amparar a elaboração de ações educativas, visando uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada. OBJETIVO: analisar o conhecimento, as preocupações e as crenças de um grupo de gestantes acerca do desenvolvimento pré-natal. MÉTODO: realizou-se estudo qualitativo, por meio de entrevista individual semiestruturada. Os discursos das gestantes foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. RESULTADOS: observou-se que determinados processos do desenvolvimento pré-natal são conhecidos pelas gestantes. Esses conhecimentos perpassaram pelas categorias: característica física e funções orgânicas do concepto, o sexo do concepto, estabelecimento do vínculo mãe-concepto, revelações do exame de ultrassom, preocupações ao longo da gestação e influência de crenças supersticiosas na gestação. Parece que estes conhecimentos foramtransmitidos pela sociedade, familiares, equipe de saúde ou a experiência da gestação prévia. Contudo, se tratam de conhecimentos incompreendidos em sua plenitude, havendo pouca correlação entre a informação que a gestante teve acesso e, quanto e como ela a compreendeu e se apropriou. CONCLUSÕES: há reforçando assim a necessidade de realização de intervenções, por meio de educação em saúde.

Palavras-chave : desenvolvimento embrionário e fetal; gravidez; educação em saúde; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )