SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Conhecimentos de gestantes sobre o desenvolvimento pré-natal: subsídios para educação em saúdePercepção do peso corporal e fatores associados em estudantes do Espírito Santo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

NASCIMENTO, Viviane Gabriela et al. Pré-escolares e excesso de peso: impacto de uma intervenção de baixa complexidade em creches públicas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 290-295. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: obesidade infantil é importante problema de saúde pública, afetando inclusive crianças muito precocemente. OBJETIVO: avaliar o impacto de uma intervenção alimentar e de atividade física relativamente simples no estado nutricional de pré-escolares. MÉTODO: estudo de intervenção em creches públicas visando as crianças de 2 a 4 anos incompletos de idade, no Estado de São Paulo. A amostra foi de 9 creches abarcando 578 crianças, sendo 264 crianças no grupo intervenção (GI) e 314 no grupo comparação (GC). A intervenção foi voltada para modificações na alimentação e na atividade física, evitando sobrecarregar a rotina das creches, com duração de um ano. Considerou-se um escore z de IMC > 1 (zIMC) e 2 como risco de sobrepeso, e zIMC > 2 como excesso de peso (sobrepeso e obesidade). A análise foi por cálculos de frequências, comparações de proporções pelo χ2, comparações de médias pelo t de Student e cálculo dos coeficientes de correlação de Pearson. RESULTADOS: o GI mostrou correlação inversa entre o zIMC inicial das crianças e a diferença deste com o zIMC ao final da intervenção (rP= -0,39; p<0,0001). A média das diferenças do zIMC das crianças com excesso de peso do GI entre o início e o final do período de estudo foi negativa (-0,46 escore z), indicando redução de peso, enquanto nas crianças do GC foi positiva (+0,17 escore z), (p = 0,0037). CONCLUSÃO: intervenção na alimentação e nas atividades físicas de pré-escolares com excesso de peso em creches pode ter impacto favorável na evolução de seu estado nutricional.

Palavras-chave : intervenção; obesidade; excesso de peso; pré-escolar; criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )