SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Pré-escolares e excesso de peso: impacto de uma intervenção de baixa complexidade em creches públicasPercepções, sentimentos e experiências físicoemocionais de mulheres após o câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

PEREIRA, Fernanda Nascimento; OLIVEIRA, Jéssica Rodrigues de; ZOLLNER, Cristina Carpentieri  e  GAMBARDELLA, Ana Maria Dianezi. Percepção do peso corporal e fatores associados em estudantes do Espírito Santo, Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 296-302. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: analisar a associação entre percepção do peso corporal e variáveis relacionadas, em estudantes do ensino fundamental. MÉTODO: estudo transversal, realizado em 2007, com estudantes de 8 a 17 anos, residentes em Vitória, Espírito Santo (ES). Dados antropométricos, demográficos, socioeconômicos e de maturação sexual foram coletados. A percepção do peso corporal foi verificada por meio de pergunta única sobre o que os estudantes achavam do próprio peso corporal em relação à sua estatura. Análises de regressão logística, estratificadas por sexo, foram realizadas para verificar a associação entre percepção do peso corporal e faixa etária, estado nutricional, perímetro da cintura, estágio de maturação sexual e nível socioeconômico. A categoria de referência para as análises foi "percepção do peso adequado". RESULTADOS: participaram 397 estudantes, idade média (desvio padrão) 12 (1,84) anos, sendo 52,4% do sexo feminino. Em relação ao estado nutricional, meninos e meninas, respectivamente, apresentaram prevalências de 21,7% e 20,1% (excesso de peso), 76,9% e 77,8% (peso adequado para a estatura), e 1,4% e 2,1% (baixo peso). Houve associação estatisticamente significante entre percepção do peso corporal e estado nutricional (excesso de peso) em ambos os sexos (meninos: OR = 6,76; meninas: OR = 19,58) e faixa etária (10 a 14 anos) para os meninos (OR = 0,40). CONCLUSÃO: a percepção do peso corporal associou-se ao estado nutricional em ambos os sexos, e à faixa etária apenas em meninos. Isso reforça a necessidade do acompanhamento desses adolescentes por profissionais de saúde, visando uma melhor consciência do próprio corpo.

Palavras-chave : adolescente; estado nutricional; imagem corporal; peso corporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )