SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Percepção do peso corporal e fatores associados em estudantes do Espírito Santo, BrasilEducadores de abrigo: concepções sobre desenvolvimento e práticas de cuidado em situação de brincadeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

TORIY, Ariana Machado et al. Percepções, sentimentos e experiências físicoemocionais de mulheres após o câncer de mama. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 303-308. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: O câncer de mama é o de maior incidência no mundo. Recentemente, o câncer de mama foi considerado um dos principais problemas de saúde pública devido ao elevado índice de morbidade e mortalidade. O objetivo foi caracterizar as estratégias de enfrentamento da doença desenvolvidas por essas mulheres após o câncer de mama. MÉTODO: Utilizou-se a abordagem qualitativa dos dados numa pesquisa do tipo descritiva, sendo estes coletados por meio da técnica da entrevista estruturada e tratados mediante a análise de conteúdo. Participaram da pesquisa vinte mulheres mastectomizadas, casadas, com mais de doze meses de cirurgia e sem reconstrução mamária. RESULTADOS:Dois temas foram construídos a partir da análise das suas falas: 1) alterações físicas após o câncer de mama, identificada como a mudança no estilo de vida e a aceitação do corpo modificado e 2) alterações emocionais após o câncer de mama e iniciativas de enfretamento, construído com base nas descobertas emocionais após a doença. CONCLUSÃO: O câncer de mama é uma doença que caracteriza riscos à vida e traz consigo uma série de experiências à mulher. As mudanças e dificuldades originadas pela doença implicam adaptações e ajustes, tanto físicos (devido às sequelas) quanto emocionais (culpa, raiva e negatividade), possibilitando a experiência de diversos sentimentos, mesmo após doze meses de cirurgia.

Palavras-chave : mastectomia; percepção; fisioterapia; câncer de mama; suporte profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )