SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Percepções, sentimentos e experiências físicoemocionais de mulheres após o câncer de mamaExpressão do sorriso social de lactentes pré-termo com idade corrigida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

CORREA, Laiane da Silva  e  CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves. Educadores de abrigo: concepções sobre desenvolvimento e práticas de cuidado em situação de brincadeira. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 309-317. ISSN 0104-1282.

Atualmente, pesquisas apontam a necessidade de estudar ambientes coletivos de cuidado da criança, com ênfase para a figura do educador e sua contínua interação com o meio físico e social, suas práticas de cuidado e sua psicologia. Este estudo objetivou investigar concepções sobre desenvolvimento infantil e práticas de cuidado de educadores de uma instituição de acolhimento infantil. Participaram 100 educadores responsáveis pelo cuidado diário a crianças encaminhadas a uma unidade de acolhimento infantil, que responderam ao Inventário de Conhecimentos do Desenvolvimento Infantil. Com base no desempenho dos educadores na aferição de seus conhecimentos sobre temas do desenvolvimento infantil, selecionou-se 10 educadores, que foram observados em suas rotinas de cuidado às crianças, especialmente em situações lúdicas. Os resultados mostram que a maioria dos profissionais é mulher (99%), com mais de 35 anos, possui filhos, completou o ensino médio e tem pelo menos 24 meses de experiência como educador. Além disso, verificou-se que 66% dos educadores acertaram em média 66 questões. A experiência pessoal e familiar, enquanto mãe ou pai e educador se apresentou como variáveis significativas, pois quanto maior o número de filhos e o tempo de experiência maior o nível de conhecimento sobre o tema. Observou-se, ainda, que o nível de conhecimento sobre o tema se apresenta como variável igualmente relevante na qualidade das interações e cuidado oferecido à criança, bem como a experiência da maternidade e do tempo de serviço como educador. Concluiu-se que, na presença destas condições, as crianças se beneficiam, visto que tendem a ser mais estimuladas, orientadas e ensinadas em contexto lúdico, práticas de cuidado, estas, fundamentais na promoção do desenvolvimento.

Palavras-chave : concepções sobre desenvolvimento; práticas de cuidado; educadores; acolhimento institucional; brincadeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )