SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Educadores de abrigo: concepções sobre desenvolvimento e práticas de cuidado em situação de brincadeiraParto no posto de saúde e em casa: uma análise da assistência ao parto entre as mulheres Kukamas Kukamirias do Peru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

ALBUQUERQUE, Raquel Costa; GAGLIARDO, Heloisa Gacheggi Ravanini Gardon  e  BARBOSA, Andréa de Souza Lima. Expressão do sorriso social de lactentes pré-termo com idade corrigida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 318-321. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: avaliar e comparar a expressão do sorriso social de lactentes nascidos pré-termo, com idade cronológica e corrigida, com o propósito de prover maior fundamentação do efeito da maturação neurológica nessa população. MÉTODO: Trata-se de um estudo analítico, descritivo de corte transversal em que se verificou a resposta quanto ao comportamento do sorriso social em uma coorte de lactentes prematuros no terceiro mês de idade cronológica e corrigida. Para avaliação da expressão do sorriso social, utilizou-se o Método de Avaliação da Conduta Visual de Lactentes. RESULTADOS: Verificou-se que, dos 105 lactentes pré-termo avaliados, 75 (71,43%) responderam positivamente à prova do sorriso social na idade cronológica, enquanto 99 (94,29%), na idade corrigida (p  0,001). CONCLUSÕES: A avaliação da expressão do sorriso social em lactentes nascidos pré-termo, ao ser realizada com a correção da idade gestacional permite que esses lactentes expressem suas reais habilidades.

Palavras-chave : sorriso; expressão facial; prematuro; desenvolvimento infantil; cuidado do lactente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )