SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Expressão do sorriso social de lactentes pré-termo com idade corrigidaConsumo de frutas, legumes e verduras por escolares adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

YAJAHUANCA, Rosário del Socorro Avellaneda; FONTENELE, Claudia Valença; SENA, Brena Figueiredo  e  DINIZ, Simone Grilo. Parto no posto de saúde e em casa: uma análise da assistência ao parto entre as mulheres Kukamas Kukamirias do Peru. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 322-330. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: conhecer e descrever a cultura e tradições relacionadas à gravidez, parto e pós-parto das mulheres Kukama kukamiria, da Amazônia peruana, suas experiências de atendimento à saúde materna, tradicional e institucional, e razões de sua preferência por um ou outro sistema. MÉTODO: estudo de base etnográfica, analisando saberes e práticas de cuidado, e como são vividas nos diferentes cenários da assistência: o parto domiciliar atendido por parteira indígena, e o parto em instituição de saúde atendido por profissional treinado. RESULTADOS: o parto em casa considera o conforto da mulher, com banhos, uso de chás, preceitos alimentares e atenção a aspectos ambientais como o frio, vento, penumbra e quietude, e rituais específicos para a placenta, com base nas noções culturais de vulnerabilidade da parturiente. No posto de saúde, a exposição ao frio e umidade, rotinas como a falta de privacidade, aceleração do parto com drogas, corte da vagina, imobilização deitada durante o parto, e o descarte da placenta, são percebidas como inadequadas e agressivas. CONCLUSÃO: a preferência das pacientes pelo cuidado tradicional é justificada por se sentirem negligenciadas e vulneráveis no posto de saúde, como resultante da desconsideração de aspectos culturais e do bem-estar das parturientes, por parte dos serviços de saúde.

Palavras-chave : população indígena; saúde materna; serviços de saúde; etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )