SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Parto no posto de saúde e em casa: uma análise da assistência ao parto entre as mulheres Kukamas Kukamirias do PeruAconselhamento psicológico: panorama da produção científica na pós-graduação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MONTICELLI, Fernanda Dias Batista; SOUZA, José Maria Pacheco de  e  SOUZA, Sonia Buongermino de. Consumo de frutas, legumes e verduras por escolares adolescentes. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 331-337. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: o consumo de frutas, legumes e verduras está de acordo com as recomendações em uma minoria da população, especialmente nos adolescentes, como as pesquisas vem demonstrando. A importância no aumento do consumo desses alimentos diz respeito à prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis. OBJETIVO: estimar e descrever a frequência do consumo de frutas/suco natural e legumes/verduras e avaliar a adequação desse consumo com as recomendações dos "Dez passos para uma alimentação saudável", em escolares adolescentes da cidade de Curitiba (PR). MÉTODO: a frequência de consumo dos alimentos foi categorizada em adequada e não adequada. A relação entre o consumo e as variáveis independentes (socioeconômicas) foi verificada por meio de regressão logística simples e múltipla. RESULTADOS: participaram do estudo 341 adolescentes, a maioria do sexo feminino e com idades entre 10 - 12 anos. O nível escolar materno mais frequente foi o 2º grau completo, a maioria delas trabalhava fora do domicílio e a renda familiar mais observada foi de até 3 salários. A maior parte dos adolescentes apresentou consumo inadequado de frutas/sucos e de legumes/verduras, com maior inadequação para estes últimos. Apenas 3,5% deles tinha adequação para o consumo conjunto dos dois grupos de alimentos. CONCLUSÕES: o consumo de frutas/sucos não se associou a qualquer das variáveis analisadas. Verificou-se associação de consumo inadequado de verduras/legumes apenas com a faixa etária de 14 - 19 anos, que se manteve após a regressão múltipla.

Palavras-chave : nutrição do adolescente; consumo de alimentos; frutas; verduras; legumes; políticas de nutrição.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )