SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Counseling psychology: a view of the scientific production in the brazilian postgraduationComparison of the motor development in preterm infants from two brazilian regional samples author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

SILVA, Meire Luci da; SANTOS, Nathalia M. R. dos; BARNABE, Viviani  and  VALENTI, Vitor E.. Fatores de risco que podem induzir o uso de drogas por estudantes de uma universidade pública. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 346-351. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Buscou-se avaliar os fatores de risco que podem induzir o uso de drogas lícitas e ilícitas por estudantes de uma universidade pública. MÉTODO: o projeto os alunos envolvidos (n = 268) matriculados no primeiro e quarto anos de cursos nas áreas das ciências sociais e biológicas de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado e de autopreenchimento, com base em tais instrumentos de avaliação padronizados como Audit, Assist, Cage e Duse. Os dados coletados foram analisados quantitativamente por meio do cálculo das percentagens e avaliar os dados em termos de categorias de risco, classificando-os por idade, sexo, religião, escolaridade, uso (antes ou depois de entrar na universidade) e contextos de uso. Por meio deste estudo os pesquisadores foram capazes de correlacionar o uso de drogas para os fatores de risco que podem aumentar a propensão dos alunos a usar essas substâncias. RESULTADOS: Os resultados revelaram alto índice no número de alunos que atualmente usam drogas, porém não apontaram diferenças significativas entre alunos de 1º ano e 4º anos em relação às situações de uso. No entanto, 67% dos alunos consideraram o ambiente universitário como estimulante ao uso de drogas. Foram apontados como fatores de risco: influência de amigos e colegas de universidade, festas universitárias, a curiosidade e alegria. CONCLUSÃO: Devido ao alto índice do uso de drogas entre estudantes universitários e aos fatores de riscos que influenciam o uso estarem relacionado ao ambiente universitário, nota-se a importância de uma atenção voltada a esta população, pois sabe-se que a dependência química é um processo de instalação gradativa. Os resultados apontam a necessidade de intervenções específicas para esta população através da implantação de programas de prevenção, conscientização e de tratamento.

Keywords : abuso de substâncias psicoativas; estudantes universitários; fatores de risco.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )