SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Aconselhamento psicológico: panorama da produção científica na pós-graduação brasileiraComparação do desenvolvimento motor de lactentes pré-termo de duas amostras regionais brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SILVA, Meire Luci da; SANTOS, Nathalia M. R. dos; BARNABE, Viviani  e  VALENTI, Vitor E.. Fatores de risco que podem induzir o uso de drogas por estudantes de uma universidade pública. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 346-351. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Buscou-se avaliar os fatores de risco que podem induzir o uso de drogas lícitas e ilícitas por estudantes de uma universidade pública. MÉTODO: o projeto os alunos envolvidos (n = 268) matriculados no primeiro e quarto anos de cursos nas áreas das ciências sociais e biológicas de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado e de autopreenchimento, com base em tais instrumentos de avaliação padronizados como Audit, Assist, Cage e Duse. Os dados coletados foram analisados quantitativamente por meio do cálculo das percentagens e avaliar os dados em termos de categorias de risco, classificando-os por idade, sexo, religião, escolaridade, uso (antes ou depois de entrar na universidade) e contextos de uso. Por meio deste estudo os pesquisadores foram capazes de correlacionar o uso de drogas para os fatores de risco que podem aumentar a propensão dos alunos a usar essas substâncias. RESULTADOS: Os resultados revelaram alto índice no número de alunos que atualmente usam drogas, porém não apontaram diferenças significativas entre alunos de 1º ano e 4º anos em relação às situações de uso. No entanto, 67% dos alunos consideraram o ambiente universitário como estimulante ao uso de drogas. Foram apontados como fatores de risco: influência de amigos e colegas de universidade, festas universitárias, a curiosidade e alegria. CONCLUSÃO: Devido ao alto índice do uso de drogas entre estudantes universitários e aos fatores de riscos que influenciam o uso estarem relacionado ao ambiente universitário, nota-se a importância de uma atenção voltada a esta população, pois sabe-se que a dependência química é um processo de instalação gradativa. Os resultados apontam a necessidade de intervenções específicas para esta população através da implantação de programas de prevenção, conscientização e de tratamento.

Palavras-chave : abuso de substâncias psicoativas; estudantes universitários; fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )