SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Risk factors that may signify a propensity to the use of drugs in students at a public universityMotor performance and nutritional status in students with attention deficit hiperactivity disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

FORMIGA, Cibelle Kayenne Martins Roberto et al. Comparação do desenvolvimento motor de lactentes pré-termo de duas amostras regionais brasileiras. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 352-357. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo comparar o desenvolvimento motor de lactentes PT de duas amostras regionais brasileiras, através de uma escala confiável e fidedigna de avaliação, com o intuito de verificar a influência que o contexto ambiental pode exercer em lactentes submetidos a condições de nascimento e fatores de risco semelhantes. MÉTODO: Foram utilizadas duas amostras transversais de lactentes PT com baixo peso: grupo de estudo (GE = 70) e grupo de comparação (GC = 43). O instrumento de avaliação utilizado foi a Alberta Infant Motor Scale (AIMS). RESULTADOS: Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes na pontuação total obtida na AIMS, apesar de terem sido notadas diferenças nas variáveis idade gestacional (aos 2, 3 e 4 meses) e peso ao nascer (peso do GC ligeiramente maior que do GE) entre os lactentes. Houve também diferença na classificação do desenvolvimento motor aos 2 e 3 meses de idade corrigida, segundo a escala padrão, nos quais o GE foi classificado como mais atrasado que o GC. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que lactentes PT de diferentes regiões apresentam a mesma evolução em seu desenvolvimento motor, mesmo se submetidos a influências ambientais diferentes. Sugere-se a ampliação desse estudo considerando o controle mais detalhado do ambiente em que o lactente está inserido, incluindo as práticas maternas.

Keywords : prematuro; desenvolvimento infantil; destreza motora; fatores de risco; fisioterapia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )