SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Comparação do desenvolvimento motor de lactentes pré-termo de duas amostras regionais brasileirasPrevalência e fatores associados à adiposidade central e periférica em estudantes do ensino fundamental brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

NASCIMENTO, Erika Morgana Felix do et al. Desempenho motor e estado nutricional em escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 358-364. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: caracterizar o desempenho motor e estado nutricional de escolares com indicativo de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). MÉTODO: participaram 80 escolares de ambos os sexos, com média de idade de 12,30 ± 1,16 anos, divididos em grupos com (n = 40) e sem (n = 40) indicativo de TDAH. Para identificar o TDAH e o desempenho motor foram utilizados, respectivamente, a escala para avaliação do transtorno por déficit de atenção e hiperatividade (EDA-H) e a bateria motora MABC-2. Foram avaliados o peso e estatura corporal para o cálculo do Índice de Massa Corporal. Os dados foram analisados através do software SPSS17, com índice de significância de p < 0,05. RESULTADOS: Os escolares apresentaram, em sua maioria, desenvolvimento motor normal e o grupo com TDAH apresentou número maior de sujeitos com "problema motor definido". Foi encontrada diferença estatisticamente significante nas habilidades de lançar e receber (p = 0,005), equilíbrio (p = 0,010) e desenvolvimento motor geral (p = 0,014) onde o grupo sem TDAH apresentou melhor desempenho. Não foi encontrada associação significante entre desempenho motor e presença de TDAH. Os escolares apresentaram classificação do estado nutricional adequada para a idade, não sendo encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos. Contudo, muitos escolares em ambos os grupos apresentaram sobrepeso. Foi encontrada uma relação inversa entre estado nutricional e habilidade de equilíbrio para o grupo com TDAH (r = -0,321). CONCLUSÃO: Ocorreu diferença nas habilidades equilíbrio e destrezas manuais, com pior desempenho motor apresentado pelo grupo com TDAH. Também foi verificado que quanto maior o IMC dos escolares com TDAH pior o desempenho no equilíbrio.

Palavras-chave : desempenho motor; estado nutricional; transtorno do déficit de atenção/hiperatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )