SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Motor performance and nutritional status in students with attention deficit hiperactivity disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

VITTA, Alberto De et al. Prevalência e fatores associados à adiposidade central e periférica em estudantes do ensino fundamental brasileiro. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 365-371. ISSN 0104-1282.

O objetivo foi identificar a prevalência de excesso de adiposidade central e periférica em escolares e sua relação com atividades sedentárias e nível de atividade física. Realizou-se estudo transversal com 524 alunos do ensino fundamental municipal de Bauru (SP). Utilizou-se protocolo estruturado, o PAQ-C e mensuradas as pregas cutâneas subescapular (PCS) e tricipital (PCT). Realizaram-se análise descritiva, bivariada e multivariada por regressão logística. As PCT e PCS elevadas foram, respectivamente, de 13,6% e 16,5% nos meninos e 15,4% e 12,6% nas meninas; nas meninas a freqüência acima de três vezes por semana no computador e o seu uso por mais de 3 horas se associaram com as PCT elevadas; baixo nível de atividade física associou-se com as PCS elevadas nos meninos; o uso de computador e/ou videogame por mais de três horas/dia se associaram com as PCS elevadas nos meninos. A frequência e número de horas em atividades sedentárias e baixo nível de atividade física são importantes preditores de adiposidade nos escolares.

Keywords : pregas cutâneas; adolescentes; fatores de risco; prevalência; antropometria.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )