SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Desempenho motor e estado nutricional em escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

VITTA, Alberto De et al. Prevalência e fatores associados à adiposidade central e periférica em estudantes do ensino fundamental brasileiro. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp. 365-371. ISSN 0104-1282.

O objetivo foi identificar a prevalência de excesso de adiposidade central e periférica em escolares e sua relação com atividades sedentárias e nível de atividade física. Realizou-se estudo transversal com 524 alunos do ensino fundamental municipal de Bauru (SP). Utilizou-se protocolo estruturado, o PAQ-C e mensuradas as pregas cutâneas subescapular (PCS) e tricipital (PCT). Realizaram-se análise descritiva, bivariada e multivariada por regressão logística. As PCT e PCS elevadas foram, respectivamente, de 13,6% e 16,5% nos meninos e 15,4% e 12,6% nas meninas; nas meninas a freqüência acima de três vezes por semana no computador e o seu uso por mais de 3 horas se associaram com as PCT elevadas; baixo nível de atividade física associou-se com as PCS elevadas nos meninos; o uso de computador e/ou videogame por mais de três horas/dia se associaram com as PCS elevadas nos meninos. A frequência e número de horas em atividades sedentárias e baixo nível de atividade física são importantes preditores de adiposidade nos escolares.

Palavras-chave : pregas cutâneas; adolescentes; fatores de risco; prevalência; antropometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )