SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Growth parameters of Sri Lankan children during infancy: a comparison with World Health Organization multicentre growth reference studyChaotic global parameters correlation with heart rate variability in obese children índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MENDES, Amanda de Conceição Leão et al. Perfil alimentar e nutricional de lactentes atendidos em unidade básica de saúde no Rio Grande do Norte. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp. 16-23. ISSN 0104-1282.

OBJETIVOS: Verificar o perfil de aleitamento materno, introdução de alimentos, hábitos alimentares, estado nutricional de lactentes e relacionar o tempo de aleitamento materno exclusivo (AME) e anemia materna. MÉTODO: Estudo transversal com 22 lactentes de 6 a 24 meses. As mães responderam a um questionário semiestruturado e o lactente foi submetido à avaliação antropométrica. A análise estatística foi realizada por meio do teste Qui-quadrado, considerando-se o nível de significância p < 0,05. RESULTADOS: 22,73% apresentaram excesso de peso, o tempo médio de (AME) foi de 123,2 dias (DP ± 68,9 dias), 63,63% por tempo inferior a 6 meses. A duração do AME foi associada significativamente ao sexo feminino (p = 0,042) e ao número de consultas de pré-natal (p = 0,002), 36,4% das mães apresentaram anemia na gestação, que foi associada ao saneamento básico (p = 0,03) e ao número de consultas de pré-natal (p = 0.002). Os alimentos mais frequentes introduzidos antes dos seis meses foram respectivamente, suco de frutas (27,3%), açúcar (21%), fruta (13,63%), arroz ou macarrão (9%), carne ou frango ou ovo (5,3%) verduras e legumes (5%) e feijão (4,8%). CONCLUSÃO: A prática do AME apresenta-se baixa, o crescente aumento da introdução precoce de alimentos mostra-se preocupante, sendo fundamental a criação de estratégias de incentivo e apoio a amamentação, assim como a prevenção de excesso de peso nessa faixa etária.

Palavras-chave : aleitamento materno; nutrição do lactente; estado nutricional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )