SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Insatisfação corporal em escolares de uma cidade do sul do BrasilAnálise da prevalência de sobrepeso e obesidade e do nível de atividade física em crianças e adolescentes de uma cidade do sudoeste de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SILVA, Júlio Guilherme et al. Estereofotografia de moirè: uma alternativa para avaliação da escoliose na saúde de escolares. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp. 62-66. ISSN 0104-1282.

A Estereofotografia de Moiré (EFM) é um método que através da assimetria das sombras formadas no dorso detecta escoliose. Poucos os estudos tem discutido o tempo de análise, interpretação e custo operacional desta técnica. Os objetivos deste trabalho foram analisar os aspectos operacionais da (EFM) em escolares e; verificar desvios posturais pela EFM nesse mesmo grupo. Neste estudo foram analisadas 58 meninos e através da EFM, foram avaliadas a presença de sombras (franjas) no dorso, onde cada assimetria corresponde cerca de 10º no ângulo de Cobb. As marcações do EFM foram utilizadas para determinar os possíveis desvios. Os dados interesse receberam tratamento estatístico descritivo nas variáveis massa corporal total, índice de massa corporal (IMC), estatura, escoliose, tempo médio de análise e diagnóstico e, uma avaliação do custo operacional do equipamento. Os sujeitos (9,91 ± 0,79 anos) apresentaram uma massa corporal total de 37,83 ± 10,45kg, estatura 1,42 ± 0,11m e o IMC de 18,53 ± 4,15 kg/m2. O tempo médio para análise foi de 3,25 ± 0,29min. Na amostra, 75% tiveram um desvio de até uma franja na região toracolombar o que indica uma escoliose menor que 10º. A EFM constituiu um método rápido e de baixo custo operacional podendo ser um instrumento importante no rastreamento de escoliose. Concluímos que a EFM de confirmou ser prático e de fácil manuseio que 94,6% dos sujeitos apresentaram escoliose. Os nossos dados sugerem que a é viável a inserção da EFM nos programas de saúde em escolares de detecção das escolioses.

Palavras-chave : escoliose; topografia de moirè; escolares; postura; avaliação postural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )