SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Lesões desportivas e seus fatores de risco em adolescentes praticantes de nataçãoMortalidade infantil nos últimos quinquênios em Porto Velho, Rondônia - Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

ASSIS, Elisangela Vilar de et al. Prevalência de sibilância recorrente e seus fatores de risco. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp. 80-85. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: analisar a prevalência de sibilância recorrente e seus fatores de risco. MÉTODO: revisão integrativa, norteada pela questão de pesquisa "qual é a prevalência da sibilância recorrente e seus fatores de risco?". A busca foi realizada nas bases de dados MedLine e Lilacs em abril e maio de 2013. Os critérios de inclusão foram: estudo científico, disponível na íntegra, publicado entre 2002 e 2013, com acesso livre e gratuito e os resultados foram apresentados em tabela. RESULTADOS: a sibilância apresenta uma maior prevalência em países em desenvolvimento, possivelmente devido a baixas condições socioeconômicas. Dentre seus fatores de risco encontram-se a hereditariedade, o grau de escolaridade materna, a frequência em creche, o tabagismo durante a gravidez, a amamentação por > 3 meses, animais no domicílio de crianças, dentre outros. CONCLUSÃO: na América Latina, a prevalência da sibilância mostra-se elevada e o uso de instrumentos não padronizados dificulta seu tratamento.

Palavras-chave : sibilância; sibilância recorrente; sibilância na infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )