SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Child mortality in the last five-year periods in the city of Porto Velho, RO, BrazilSchool Feeding: what children's drawings reveal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

MACHI JUNIOR, Amaury et al. Segurança contra incêndio em unidades básicas de saúde. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp. 93-97. ISSN 0104-1282.

Hoje em dia reconhece-se a necessidade de uma modernização dos Estados e respectivos aparelhos administrativos. No contexto normativo e referente à prevenção de incêndios, o Corpo de Bombeiros foi à entidade mais atuante na criação de legislações e normas, baseando-se nos trágicos acontecimentos e na experiência adquirida no atendimento diário de ocorrências. O incêndio pode atacar qualquer local onde existam ou não atividades humanas sendo que os estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) não estão isentos deste infortúnio e infelizmente existe a possibilidade real de que possam acontecer novas tragédias relacionadas com incêndios dado que a carga de incêndio. O objectivo deste estudo foi o de avaliar o nível de conhecimento que os funcionários de Unidades Básicas de Saúde possuem em relação à temática Segurança contra Incêndio e confrontar os resultados com o exigido legislação vigente confrontando os achados com o Decreto Estadual 5.6819/11 devido à não obrigatoriedade de constituição de brigada de incêndio nas unidades básicas de saúde, com menos de 750 m², piso térreo, constituindo a grande maioria das edificações do sistema de Saúde Brasileiro. O método de investigação é um qualitativo observacional e descritivo por amostra de conveniência em nove Unidades Básicas de Saúde no município de Santo André, São Paulo, Brasil, com o objetivo de aprofundar o nível de conhecimento que os funcionários possuem em relação à temática Segurança contra Incêndio.

Keywords : sistemas de combate a incêndio; conhecimento de combate a incêndios; unidades básicas de saúde; profissionais de saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )