SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A policy pathway to reducing teenage pregnancy in AfricaEntre a captação e a divulgação de dados: a importância da DNV e do seu adequado preenchimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

QUEIROGA, Kallyne Rubyan Oliveira et al. O que é e como se explica a gravidez na adolescência. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 142-149. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: O exercício da sexualidade de forma inconsequente pode gerar inúmeros conflitos e interferir nos planos futuros de cada adolescente, resultando em gravidez precoce, por exemplo. OBJETIVO: Descrever as ideias associadas à temática gravidez na adolescência. MÉTODO: Trata-se de uma revisão sistemática com produção científica acerca da gravidez na adolescência divulgada em periódicos da área da saúde, no período 2006 a 2010. Tem abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. A amostra analisada totalizou 20 artigos. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro estruturado contendo questões objetivas e subjetivas. Os dados quantitativos foram apresentados em tabela, os subjetivos, em quadros, refletidos através da análise temática (Bardin). RESULTADOS: Os achados revelam sentimentos negativos, dentre outros, associados à gravidez na adolescência e a sua ocorrência a fatores psicológicos e socioeconômicos. DISCUSSÕES: A gravidez na adolescência pode ser vista como um período de busca da identidade, ocorrendo em virtude da rebeldia, muitas vezes vivenciada em relação a sua família e ao contexto histórico-social. Portanto, sua explicação é multifatorial. CONCLUSÃO: Este fenômeno pode ser algo vivenciado positivamente ou negativamente, de forma desejada ou indesejada, com apoio familiar ou não. Por isso, faz-se necessário uma visão holística do fato. Espera-se que este estudo elucide questões acerca da gravidez na adolescência e coopere para ações preventivas e educativas.

Palavras-chave : gravidez na adolescência; pesquisa científica; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )