SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2What is and how can be explained pregnancy in adolescenceFood consumption among healthy and overweight adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

FARIAS, Maria do Carmo Andrade Duarte de et al. Entre a captação e a divulgação de dados: a importância da DNV e do seu adequado preenchimento. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 150-156. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: O Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) se propõe a captar e divulgar informações acerca dos nascidos vivos, da genitora, da gestação, do parto, do recém nascido; levando em consideração que a informação sobre os nascidos vivos de um país ou de determinada região é fundamental, pois os nascimentos fazem parte da composição de vários indicadores demográficos e epidemiológicos, como as taxas de mortalidade infantil, baixo peso ao nascer, natalidade e de fecundidade. OBJETIVO: Esta pesquisa teve o objetivo de comparar os dados contidos nas DNV (via Branca) frente aos divulgados no SINASC/DATASUS, no município de Cajazeiras, PB (2006-2010). MÉTODO: É um estudo descritivo, por meio de revisão das 3972 DNV de 2006 a 2010, arquivadas no setor da Vigilância Epidemiológica, e também dos dados divulgados no SINASC, relativos às mães residentes no referido município. resultados: Percebeu-se falha significativa no preenchimento da DNV e ambiguidades entre os dados SMS e DATASUS, comprometendo a confiabilidade e pondo em dúvida a precisão e completeza dos registros desse sistema de informação, frente aos da SMS. Desse modo, além de ter havido falha no preenchimento adequado da DNV no local do nascimento, houve falha na digitação eletrônica dos dados. CONCLUSÃO: Assim, os resultados apontam a necessidade em que a Secretaria Municipal de Saúde promova treinamentos e orientações para a pessoa responsável pelo preenchimento da DNV e pela digitação eletrônica do sistema, para se obter um total e correto preenchimento de todos os itens da DNV; enfatizando a importância deste documento e do seu preenchimento integral.

Keywords : sistemas de informação; declaração de nascido vivo; indicadores básicos de saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )