SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Hábitos e consumo alimentar entre adolescentes eutróficos e com excesso de pesoForça muscular respiratória de adolescentes brasileiros: valores encontrados e preditos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MELLO, Eduardo Queiroz de et al. O uso da AIMS para detecção precoce de anormalidades em lactentes brasileiros em condições de vida desfavoráveis. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 163-167. ISSN 0104-1282.

Os primeiros anos de vida são de importância essencial para o desenvolvimento infantil. O desenvolvimento neurosensoriomotor de crianças, vivendo em condição de pobreza, pode ser prejudicado, sendo a detecção precoce de anormalidades essencial para um desenvolvimento saudável. OBJETIVO: Avaliar o uso da AIMS como instrumento de avaliação para detecção precoce de anormalidades. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo transversal, realizado com lactentes brasileiros matriculados no "Programa educativo de promoção do crescimento e desenvolvimento", do ambulatório de uma unidade de saúde gerenciada por um Hospital de referência do Sistema Público de Saúde, na Comunidade de Paraisópolis, São Paulo. A amostra (n = 71) foi composta por lactentes menores de 18 meses, eutróficos, de baixo risco biológico ao nascimento, nascidos de parto único, termo, peso ao nascer entre 2.000g e 4.500g, sem associação com patologias congênitas neurológicas, cardíacas ou ortopédicas no exame clinico. RESULTADOS: Este estudo apresenta prevalência de atraso motor quando comparado com a população de referencia da AIMS. Primeiro, 8,5% dos lactentes foram classificados como mdA e 7% como dmS, além da categoria mdT conter 84,5% dos lactentes, a media do escore Z tem modificado o ponto central da distribuição padronizada, apenas 33,7% do grupo, isto e, 24 em 71, estão igual ou acima do Z = 0 (p < 0.05). CONCLUSÃO: A utilização da AIMS neste estudo foi eficiente na avaliação do desenvolvimento motor, prática, de baixo custo e rápida aplicação. Forneceu rápida visualização da posição do lactente. Característica que permite tomada de decisões oportunas pelos profissionais que integram as equipes de saúde.

Palavras-chave : desenvolvimento neuro sensoriomotor; aleitamento materno; instrumentos de avaliação; AIMS; vulnerabilidade social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )