SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Força muscular respiratória de adolescentes brasileiros: valores encontrados e preditosIntegração viso motora e desenvolvimento global de crianças pré-termo e a termo no início da escolarização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

BEZERRA, Maria Augusta Rocha; QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira  e  OLIVEIRA, Karla Nayalle de Souza. Reflexões acerca do adolescer e da saúde no ambiente escolar. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 175-180. ISSN 0104-1282.

A adolescência constitui importante fase do desenvolvimento humano, é marcada por características biopsicológicas peculiares relacionadas ao crescimento corporal, à maturação sexual e aos relacionamentos interpessoais, apresenta o contexto social como fator significante para a formação do adolescente/jovem como sujeito de valores e atitudes. OBJETIVO: identificar a abordagem dos temas saúde e adolescência junto a adolescentes de Escola Técnica Federal e discutir temáticas indicadas pelos sujeitos por meio de programa educativo, favorecendo reflexões para melhor vivenciar o adolescer. MÉTODO: o estudo teve como referencial teórico metodológico a pesquisa-ação, desenvolvida em escola federal, de Bom Jesus-PI, entre maio e junho/2010, tendo participado nove adolescentes. RESULTADOS: os resultados evidenciaram que os estudantes apresentaram diferentes significados em relação à adolescência, ressaltando mudanças físicas e psicológicas. Demonstraram dúvidas acerca desta fase; consideraram os pares como as principais fontes de informação acerca da adolescência e saúde, embora percebessem a escola como local ideal para obtenção desses conhecimentos. CONCLUSÃO: enfatiza-se a necessidade premente de envolvimento de docentes e escola em debates sobre questões relativas ao adolescer e saúde, pois neste ambiente, adolescentes permanece a maior parte do tempo.

Palavras-chave : adolescente; saúde escolar; promoção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )