SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Reflexões acerca do adolescer e da saúde no ambiente escolarRepresentação social do lúdico no hospital: o olhar da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

PINHEIRO, Raquel Cristina; MARTINEZ, Claudia Maria Simões  e  FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine. Integração viso motora e desenvolvimento global de crianças pré-termo e a termo no início da escolarização. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 181-187. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Investigar a influência da prematuridade e do baixo peso ao nascimento em indicadores de desenvolvimento, como a coordenação viso motora, viso perceptiva e motora fina de crianças no início da escolarização, bem como suas relações com índices de atraso de desenvolvimento global. MÉTODO: Estudo comparativo tipo caso-controle. Participaram deste estudo 18 crianças com histórico de nascimento pré-termo (Grupo de Estudo), pareadas com 18 crianças sem o referido histórico (Grupo Comparado). Estas foram avaliadas por meio do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II e pelo Teste de Integração Viso Motora-VMI. RESULTADOS: Testes estatísticos revelaram diferença significativa entre o Grupo de Estudo e Grupo Comparado para as variáveis Viso Motor (p=0,000) e Motor Fino (p = 0,007), porém diferença significativa entre o desempenho dos grupos Baixo Peso e Peso Adequado foi observado nas variáveis Viso Motor (p=0,000), Viso Perceptivo (p=0,016) e Motor Fino (p=0,036), demonstrando que o peso é um fator mais influente que a prematuridade para o desempenho viso perceptivo. Observou-se diferença significativa em todas as partes do instrumento VMI (p = 0,001; p = 0,000; p = 0,000) quando comparado os grupo Denver Suspeito e Denver Normal e observa-se que o pior desempenho em testes de triagem do desenvolvimento pode ser um fator preditivo para o pior desempenho nos testes de integração viso motora. CONCLUSÕES: Crianças prematuras obtiveram pior desempenho nos instrumentos de avaliação confirmando que a prematuridade representa risco ao desenvolvimento. Habilidades mais complexas exigidas na fase escolar para a leitura e escrita, podem ser influenciadas pelas dificuldades viso motoras, viso perceptivas e motoras finas.

Palavras-chave : pré-termo; integração viso motora; saúde escolar; terapia ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )