SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Integração viso motora e desenvolvimento global de crianças pré-termo e a termo no início da escolarizaçãoPráticas alimentares no primeiro ano de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

FERREIRA, Naidhia Alves Soares et al. Representação social do lúdico no hospital: o olhar da criança. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 188-194. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: o brincar tem se tornado objeto de estudo nos diversos setores da sociedade, sendo considerado como uma atividade espontânea inata ao ser humano e necessário ao desenvolvimento infantil físico, social, emocional e cognitivo, facilita comunicação, ajuda na socialização e adaptação a ambientes e pessoas. Quando hospitalizadas, as criança se sentem vulneráveis, com pessoas desconhecidas, procedimentos invasivos e dolorosos, e a limitação das atividades exercidas por ela, tendem a tornar a situação pior. OBJETIVOS: descrever a percepção da criança, acerca do lúdico no ambiente hospitalar e verificar a representação social da brinquedoteca para as crianças internadas a partir da técnica de Desenho-Estória com tema. MÉTODO: tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório que utilizou como instrumento de coleta de dados a técnica do Desenho - Estória com tema, tendo como sujeitos 12 crianças com idade entre 06 e 11 anos. A análise dos dados foi realizada a partir da discussão com subsídios teóricos estudados, além da observação dos pesquisadores, que possibilitou encontrar respostas ao problema pesquisado, estabelecendo as relações necessárias entre os dados obtidos e as hipóteses formuladas. RESULTADOS: para as crianças o lúdico no contexto hospitalar estava ligado ao espaço da brinquedoteca, de forma que, a maior parte relatou que não brincavam no quarto, ou em qualquer outro local do hospital. Logo, sua representação social para as crianças foi identificada como um lugar onde acontece socialização, recuperação, onde se pode manipular imaginariamente o ambiente para aproximar-se da realidade cotidiana, ou transformar a situação vivenciada em algo familiar. Percebeu-se que a ludicidade mudam as idéias previamente formadas pela criança sobre o hospital, passando este, a ser percebido como um espaço que proporciona bem-estar e prazer, e onde se pode brincar. O desenho contextualiza e revela simbolicamente a situação de hospitalização, além de apresentar-se como elemento estruturante para a criança do ponto de vista emocional. CONCLUSÕES: a brinquedoteca é capaz de aumentar a adaptação da criança à nova situação que vivencia, e inclusive atuar sobre o restabelecimento de sua saúde. Por fim, constatamos que o lúdico é fator de proteção para crianças durante a hospitalização. Embora a obrigatoriedade da presença das brinquedotecas hospitalares em instituições de saúde com atendimento pediátrico seja um grande avanço para as políticas públicas, há ainda alguns desafios que necessitam ser superados, dentre eles a necessidade de engajamento dos profissionais de saúde e estabelecimento de uma rotina de funcionamento.

Palavras-chave : ludicidade; saúde da criança; hospitalização; representaçõesociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )