SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Feeding practices in the first year of lifeKnowledge and practice of women regarding cervical cancer in a primary health care unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

OLIVEIRA, Jéssica Rodrigues de; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli  and  GAMBARDELLA, Ana Maria Dianezi. Associação entre maturação sexual, excesso de peso e adiposidade central em crianças e adolescentes de duas escolas de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 201-207. ISSN 0104-1282.

O objetivo foi analisar a associação entre maturação sexual relativamente acelerada, excesso de peso e adiposidade central em crianças e adolescentes. Foi realizado um estudo longitudinal com 617 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos de idade. Foram realizadas três coletas de dados de peso, estatura, perímetro da cintura. O excesso de peso foi classificado com base nos valores críticos do índice de massa corporal (IMC) para crianças e adolescentes brasileiros. O estágio de maturação sexual (EMS) foi autoavaliado nas três coletas pelas crianças e adolescentes. Os indivíduos foram distribuídos em quartis de idades segundo EMS e sexo. Foram comparados os indivíduos com maturação relativamente acelerada com os demais indivíduos. Os dados foram analisados por meio de análises de regressão linear e logística. Foi observada associação negativa entre escore z do IMC e idade de início da maturação sexual em meninos, não sendo observada associação no sexo feminino. A maturação sexual relativamente acelerada associou-se positivamente com excesso de peso e com valores de escore z do IMC. Meninas com maturação relativamente acelerada apresentaram maior adiposidade central. A pesquisa concluiu que a maturação sexual acelerada associou-se com o excesso de peso e maior incremento no IMC em ambos os sexos evidenciando a importância da identificação do estágio de maturação sexual na avaliação nutricional de crianças e adolescentes.

Keywords : adolescente; puberdade precoce; desenvolvimento sexual; índice de massa corporal; sobrepeso; gordura abdominal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )