SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Práticas alimentares no primeiro ano de vidaConhecimentos e prática das mulheres sobre câncer de colo do útero de uma unidade básica de sáude índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

OLIVEIRA, Jéssica Rodrigues de; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli  e  GAMBARDELLA, Ana Maria Dianezi. Associação entre maturação sexual, excesso de peso e adiposidade central em crianças e adolescentes de duas escolas de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 201-207. ISSN 0104-1282.

O objetivo foi analisar a associação entre maturação sexual relativamente acelerada, excesso de peso e adiposidade central em crianças e adolescentes. Foi realizado um estudo longitudinal com 617 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos de idade. Foram realizadas três coletas de dados de peso, estatura, perímetro da cintura. O excesso de peso foi classificado com base nos valores críticos do índice de massa corporal (IMC) para crianças e adolescentes brasileiros. O estágio de maturação sexual (EMS) foi autoavaliado nas três coletas pelas crianças e adolescentes. Os indivíduos foram distribuídos em quartis de idades segundo EMS e sexo. Foram comparados os indivíduos com maturação relativamente acelerada com os demais indivíduos. Os dados foram analisados por meio de análises de regressão linear e logística. Foi observada associação negativa entre escore z do IMC e idade de início da maturação sexual em meninos, não sendo observada associação no sexo feminino. A maturação sexual relativamente acelerada associou-se positivamente com excesso de peso e com valores de escore z do IMC. Meninas com maturação relativamente acelerada apresentaram maior adiposidade central. A pesquisa concluiu que a maturação sexual acelerada associou-se com o excesso de peso e maior incremento no IMC em ambos os sexos evidenciando a importância da identificação do estágio de maturação sexual na avaliação nutricional de crianças e adolescentes.

Palavras-chave : adolescente; puberdade precoce; desenvolvimento sexual; índice de massa corporal; sobrepeso; gordura abdominal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )