SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Association among sexual maturation, overweight and central adiposity in children and adolescents at two schools in São PauloAssociation between child maltreatment indicators and developmental problems in early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Abstract

LEITE, Maria Fernanda et al. Conhecimentos e prática das mulheres sobre câncer de colo do útero de uma unidade básica de sáude. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 208-213. ISSN 0104-1282.

OBJETIVOS: avaliar o nível de informação acerca do exame do câncer de colo de útero e sua associação com variáveis sócio-demográficas em mulheres de uma unidade de saúde do município de Bauru, São Paulo, Brasil. MÉTODO: realizou-se um estudo descritivo e transversal com 370 mulheres com idade entre 25 e 59 anos, por meio de entrevista estruturada nas próprias residências dos sujeitos e, foram utilizados a estatística descritiva e o teste χ2. RESULTADOS: notou-se 40,5% não fizeram o exame Papanicolaou com a frequência recomendada; quanto ao conhecimento sobre o exame, 58,2% o definiram incorretamente e 69,5% não souberam relatar quais são os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo uterino; o conhecimento sobre o exame mostrou associação estatisticamente significativa com a escolaridade e a renda familiar da população estudada. CONCLUSÕES: as mulheres apresentam deficiências na prática adequada do exame de Papanicolaou, nos conhecimentos sobre o exame, os fatores de riscos e as formas de prevenção da doença e, diante disso, é necessário desenvolver ações primárias em saúde para a população mais vulnerável.

Keywords : esfregaço vaginal; saúde da mulher; neoplasias do colo do útero; conhecimento; fatores de risco.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )