SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Conhecimentos e prática das mulheres sobre câncer de colo do útero de uma unidade básica de sáudeSituação nutricional de crianças menores de cinco anos em municípios do Nordeste brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

GOMEZ, Vanessa Ruiz Vaz  y  BAZON, Marina Rezende. Associação entre indicadores de maus tratos infantis e presença de problemas desenvolvimentais em crianças em início de escolarização. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp. 214-220. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a experiência de maus tratos constitui-se em um importante fator de risco ao desenvolvimento humano, a curto e longo prazo. OBJETIVO: caracterizar uma amostra de crianças em início de escolarização quanto à presença de indicadores de maus tratos infantis e à de problemas emocionais e comportamentais e verificar a associação entre essas variáveis. MÉTODOS: a amostra (n = 40) foi composta por todas as crianças do 1º ano de uma escola municipal cujos pais/responsáveis autorizaram, e seus respectivos professores (n = 6). Para a coleta de dados empregou-se o Inventário de Frases no Diagnóstico de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes (IFVD) e o Teacher's Report Form (TRF). Procedeu-se a análises descritivas e inferenciais. RESULTADOS: a pontuação média no IFVD foi de 17,82, fora da faixa de risco, segundo as normas do instrumento. Porém, 30% da amostra obtiveram escore superior a 23, o preconizado para suspeitar de maus tratos. Com isso, estabeleceu-se 2 grupos para a comparação no TRF (crianças suspeitas de serem maltratadas/crianças sem suspeita). Verificou-se diferenças significativas em Total de Problemas e em Problemas Internalizantes, ainda que em termos médios os dois grupos tenham apresentado performances em níveis normais, em todos os subitens. CONCLUSÃO: crianças apresentando indicadores de maus tratos apresentaram também indicadores de depressão e ansiedade, ainda que em níveis não clínicos, corroborando outros estudos. Deve-se, entretanto, considerar que a amostra formada por conveniência pode ter introduzido um viés no tocante à severidade/gravidade dos maus tratos abarcados no estudo. Outros estudos, com amostras maiores e mais diversificadas, devem ser realizados.

Palabras clave : maus-tratos infantis; violência doméstica; desenvolvimento infantil; consequências.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )